ÚLTIMA ENTRADA

Cancelamento

Acto de (tentar) retirar a outra pessoa o direito de expressar livremente as suas opiniões. O cancelamento é um Cancelamento Bom  quando a o...

F

Força de segurança humanista

Uma força de segurança em que doze dos seus membros torturam e assassinam um cidadão estrangeiro à sua guarda.

Como na definição que o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras faz do corpo policial responsável pelo assassinato por tortura no Aeroporto da Portela do ucraniano Ihor Homenyuk:
«Não há nenhuma outra força de segurança, não há nenhuma outra polícia, cujos membros se tenham esforçado tanto para merecer o título de mais moderna, mais eficiente, mais competente e mais humanista das forças e serviços de segurança que existem em Portugal».

Frugal (politiquês)

Um governo que resiste a que os contribuintes do seu país paguem os custos da incompetência, corrupção e nepotismo dos governos e das elites extractivas de outros países que querem perpetuar o seu proxenetismo em nome do que chamam solidariedade.

Função Zingarilho

Zingarilho ou zangarilho é uma pessoa que anda sempre para trás e para diante, salta-pocinhas (Dicionário Cândido de Figueiredo) e zingarelho ou zangarelho é «coisa que não tem utilidade ou que não funciona bem» (Dicionário Priberam).

Uma função zingarilho/zangarilho/zingarelho/zangarelho é uma função que pode ter um dos seguintes quatro tipos:
  • Quanto mais X, mais Y (ex. quanto mais me bates, mais gosto de ti)
  • Quanto mais X, menos Y (ex. quanto mais choras, menos mamas)
  • Quanto menos X, menos Y (ex. quanto menos trabalho, menos vontade)
  • Quanto menos X, mais Y (ex. quanto menos dinheiro, mais dívidas) .

Fundos abutre

Os «fundos abutre» são fundos e são abutres. Como fundos são veículos de investimento que permitem aos investidores colocarem em conjunto o seu dinheiro numa carteira de acções ou obrigações ou outros activos mobiliários. Como abutres são necrófagos que planeiam a grande altura e detectam cadáveres dos quais se alimentam. Não são conhecidos casos de abutres que abatam os animais de que se alimentam.

Exemplo: «Fundos "abutre" interessados na dívida do Banco Espírito Santo. São iguais aos que atacaram a Argentina e já começaram a contactar gabinetes de advogados em Portugal.» (Público)